Por que fazer um Mapeamento de Processos?

Por que fazer um Mapeamento de Processos?

Mesmo com a crise que o Brasil enfrenta nos últimos tempos, empreender ainda tem sido um dos assuntos mais discutidos no nosso país. O sonho de alguns brasileiros de se ter o próprio negócio pode se tornar um pesadelo, pois requer um investimento que geralmente não é baixo, e tem-se a expectativa de lucros satisfatórios. E às vezes, não sai como o esperado. Os últimos dados apresentados pelo Sebrae da pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, aponta que a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no país.

Um empreendimento sem planejamento, organização e definição dos seus processos limita o crescimento das empresas e negócios. O conhecimento da ordem das tarefas na sua linha de processo, do tempo para realizar cada etapa e da função específica de cada funcionário, influencia na qualidade do seu produto e nos custos da sua produção, alterando diretamente no balanço de contas final.

Por isso, é necessário deixar registrado e de fácil acesso os processos de cada etapa da sua linha de produção, evitando que cada funcionário realize da sua maneira. Assim, empresas que realizam o mapeamento acompanham lado a lado as atividades realizadas de todos os funcionários, sendo uma das etapas mais demoradas. Feita essa análise, são observados pontos de melhoria e de oportunidades, fatores que atrapalham ou influenciam sua produção, e por fim a viabilidade de novas formas que visam à otimização.

Esse serviço então ajuda na padronização da sua linha de produção, aumenta a eficiência dos funcionários, e evita a perda de tempo ao toda troca de funcionário ser necessário explicar pessoalmente os processos, por exemplo. Sem contar que facilita o acompanhamento dos processos, desde da logística de fornecimento, até a entrega final do produto, aumentando assim a assertividade de estratégias novas.

Mas meus processos já são mapeados, ainda devo fazer?

Um processo pode funcionar da mesma maneira por um longo de tempo, sem, por exemplo, apresentar perda de produtividade. Entretanto, isso não significa que ele não tenha problemas que o impedem de apresentar maiores resultados, e geralmente, as organizações nem se dão conta de que existem esses problemas.

Além do mais, estamos numa era de inovação tecnológica, onde tudo a todo o momento se torna ultrapassado. Investir no mapeamento é de extrema importância, pois este é um ciclo contínuo. Pontos de otimização que não são tão visíveis são encontrados ao se realizar um mapeamento, e é o diferencial de cada empresa para a concorrência.

Principalmente se você vê problemas na sua produção, como:

  • Dificuldade para suprir sua demanda
  • Sua gestão de estoques não é eficiente, gerando muito desperdícios;
  • Você percebe que a distribuição de tarefas dos funcionários não é eficaz, sobrecarregando alguns e deixando em ócio outros;
  • A qualidade do seu produto é muito variável, ora saindo como planejado, ora não;
  • A logística de distribuição e fornecimento não é eficaz

tudo isso são indícios de que é necessário rever o seu mapeamento de processos.

Se você percebeu que precisa de ajuda para otimizar seus processos, entre em contato com a Sinergia e solicite um Mapeamento de Processos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *