Captação da água da chuva – Vantagens de se possuir uma cisterna

Captação da água da chuva – Vantagens de se possuir uma cisterna

        Á água atualmente é um recurso natural que tem sido centro da atenção de governos, organizações e especialistas, sendo o principal debate sobre sua gestão e sustentabilidade. Diante do elevado consumo indiscriminado e a possível escassez crônica da água daqui a 50 anos, de acordo com pesquisas levantadas pela ONU, diversas são as alternativas para diminuir o gasto individual da água, como aprender a economizar água no dia a dia durante as tarefas domésticas e higiênicas. Uma alternativa que vêm ganhando bastante espaço é a da reutilização da água da chuva através de cisternas. No nordeste brasileiro, por exemplo, devido aos longos períodos de seca, o Governo Brasileiro financia a construção de cisternas para a captação da água da chuva, sendo já instaladas meio milhão de cisternas na região, permitindo que famílias de 5 pessoas tenham água para todas suas necessidades.

Entenda o funcionamento de cisternas

             A cisterna é um reservatório que faz a captação da água da chuva, e nela é armazenada a água que é utilizada para fins como irrigação e plantações, além de fins domésticos, como lavar calçadas, carros, vasos sanitários entre outros. Por ser proveniente da chuva, a água armazenada não é potável, portanto, não é adequada para consumo. Seu funcionamento é bem simples: a água da chuva passa por tubos que serão instalados nas calhas, e depois, por um sistema de filtros simples que retirarão impurezas como folhas e galhos. Depois de filtrada, ela é armazenada nas cisternas que podem ser ou não enterradas, que variam de preço de acordo com o tamanho. Essas cisternas são facilmente instaladas por qualquer mestre de obras que tenha o projeto, e seus materiais são encontrados em qualquer loja de construção.

Benefícios da captação da água da chuva

  • É um sistema de baixo custo e que promove uma economia na conta de água.
  • Ideal para épocas de estiagem e de racionamento hídrico.
  • Utilizada tanto em ambientes domésticos, como prédio e casas, e ambientes rurais, que utilizam enorme quantidade de água.
  • É ecologicamente sustentável, pois permite um aproveitamento da água da chuva.
  • É personalizada para cada cliente, sendo a cisterna construída de diversos tamanhos e formas.
  • Incentivo a população para fazer o reaproveitamento correto da água da chuva.
  • Minimizar o escoamento do grande volume de água nas redes pluviais em chuvas fortes, e com isso diminuir a ocorrência de enchentes nas grandes cidades.
Casos de sucesso

       Como já dito, essa alternativa de captação da água da chuva vêm sido difundida em diversos ramos, um deles é nas concessionárias. A Volkswagen do Brasil, nas unidades de São Carlos, no interior de São Paulo, e de Santo Antônio do Pinhal, na região metropolitana de Curitiba, vêm utilizando essa água da chuva para reduzir a temperatura das máquinas e em descargas dos sanitários. Comparados dados de 2014 com 2010, a Volkswagen disse ter reduzido aproximadamente 11% no consumo de água por veículo produzido em suas quatro fábricas no país. Outro ramo que obteve sucesso no reaproveitamento de água foi no setor alimentício, a empresa BRF Foods, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy registrou uma queda de 600 milhões de litros de água nas suas 4 unidades espalhadas pelo Brasil em 2014. Se interessou e quer saber mais como funciona a captação da água da chuva? Entre em contato conosco, a Sinergia oferece esse projeto que pode ser realizado para qualquer lugar do país!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *